JERUSALÉM – Caminhando pelo pátio da Mesquita Al Aqsa em Jerusalém recentemente, Nisreen Biqwaidar usava um Apple Watch rosa no pulso para contar seus passos e um anel verde no dedo para contar suas recitações religiosas.

“Todos os dias eu digo ‘Deus é grande’ e 1000 vezes ‘Glória a Deus’, disse Nisreen, 13, recentemente, ao sair da oração do meio-dia. O anel é superior às contas de oração, ela disse, porque é ‘mais rápido e sua mão fica parado’.

Toda vez que ela recita, ela diz, ela aperta um botão prateado no anel o dia todo e sua contagem no monitor digital está aumentando. No final do dia, ela aperta um botão de reset menor, liberando o anel para as memórias do dia seguinte. Ela usa um contador digital desde os 10 anos.

Muitos muçulmanos ao redor do mundo há muito usam contas de oração para recitações e louvores religiosos. A prática, que se soma às cinco orações diárias mais realizadas, é uma forma de trazer a lembrança religiosa para o seu dia. Mais e mais palestinos como Nisreen têm se voltado para contadores de orações digitais para acompanhar suas recitações, como um Fitbit para seus akbars de Allahu, árabe para “Deus é grande”.

Os lojistas da Cidade Velha de Jerusalém dizem que os balcões apareceram pela primeira vez cerca de cinco ou sete anos atrás, embora sua hora exata de chegada não seja clara. O interesse por eles começou depois que os palestinos que voltaram de peregrinações à Arábia Saudita os trouxeram de volta. Eles se tornaram um sucesso instantâneo.

Agora, nas lojas da cidade velha, longos fios de contas de oração multicoloridas ficam ao lado de uma série de balcões de oração. Os contadores digitais variam de pouco mais de US$ 1 a cerca de US$ 10 e são especialmente populares durante o mês sagrado do Ramadã, que deve terminar no domingo na maior parte da região.

Os anéis e outros contadores de oração podem ser encontrados em todo o mundo muçulmano. Aqueles que os usam em Jerusalém variam em idade, com alguns dizendo que usavam anéis e contas, mas preferiam a opção digital quando estavam fora de casa.

Enquanto muitos cristãos usam contas de rosário de maneira semelhante, os lojistas do bairro cristão da Cidade Velha disseram que os contadores digitais ainda não pegaram, especialmente porque os cristãos provavelmente dizem dezenas de ave-marias ou pais-nossos em um dia, em vez de centenas ou mais.

Naquela tarde, Nisreen esqueceu de colocar o anel de oração antes de sair de casa em Berseba, sul de Israel. Mas enquanto caminhava pelas ruas da cidade velha, uma mulher distribuiu tâmaras e anéis de oração. Nisreen pegou um.

“Se não tenho o anel, uso as contas de oração”, diz Nisreen, que muitas vezes guarda contas de oração em sua mochila como apoio. “E se eu não tiver as contas de oração, apenas uso meus dedos.”

Quando crianças, muitos muçulmanos são ensinados a recitar louvores religiosos em suas mãos, usando os vincos em seus dedos. Alguns ainda preferem isso, para imitar o profeta Maomé, que dizem ter usado os dedos.

Muitos muçulmanos ainda preferem contas de oração – que geralmente têm cerca de 100 contas de comprimento, mas podem ser ainda mais longas – e os crentes mais velhos geralmente mantêm suas contas na mão o tempo todo.

Mas pode ser difícil lembrar totalmente. Entre nos contadores de oração.

“Se você quer dar 1.000 elogios, é difícil acompanhar”, disse Ahmad Natsha, 35, que recentemente trabalhava na loja de um amigo na beira da mesquita de Aqsa. “Alguns comprariam 10 contas de oração e usariam todas para acompanhar”, disse ele, mas “é muito mais fácil com o contador”.

Ibtihal Ahmad, 60, concorda. “Há paz”, disse ela. “No final, eu sei quantos elogios eu disse.”

Ela se sentou de costas para o Domo da Rocha e olhou para o balcão de plástico azul em seu dedo anelar, que era quase do mesmo tamanho ao lado de dois anéis de ouro. A tela mostrava que ela já havia chegado a 755.

Mas ela disse que orou muito mais naquele dia.

“Quando as pessoas veem um número alto, elas se sentem realizadas”, disse Sham Ibrahim, 16, que se sentou ao lado dela.

A Sra. Ahmad diz que dá anéis de oração aos seus netos quando eles ficam desordeiros e os instrui a recitar a oração 500 vezes – dando-lhes algum tempo para pensar e ela algum tempo de silêncio.

Assim como os Fitbits e outros rastreadores de saúde vestíveis inspiraram a competição ou se gabam do ato básico de caminhar, os contadores de oração incentivaram um senso de competição religiosa.

Em um grupo religioso do WhatsApp em que ela participa, Nadia Mohammad, 60, e a avó de Sham disseram que os membros compartilhavam regularmente sua contagem diária de orações. Um dos membros mais antigos geralmente conta aos milhares.

“Isso encoraja o resto de nós”, disse ela na semana passada, segurando as tradicionais contas de oração logo após as orações do meio-dia.

Outros publicam suas histórias diárias no Facebook.

Para tornar as coisas ainda mais emocionantes, um novo modelo e design é lançado a cada ano, disseram os lojistas da cidade velha.

O mais recente parece um peixe e deve ser embalado na palma da sua mão. A roda com nervuras pode ser girada com o polegar – imitando a sensação de mover um dedo pelas contas.

Embora o sr. Trabalhando em uma loja que vendia contas e contas, Natsha criticava o que via como novos métodos de adoração. Ele também não usa.

“Não devemos usar isso ou aquilo em nossa religião”, disse ele, apontando para a exibição de contas de oração penduradas sobre caixas de anéis de oração. “Em nossa religião, devemos apenas usar nossas mãos. Isso é apenas capitalismo.”

Para Akram, 66 anos, que se recusou a dar seu sobrenome porque, como outros entrevistados, sentiu que discutir sua memória diária parecia uma fanfarronice religiosa, os contadores são mais do que apenas um registro diário de suas orações.

Três anos atrás, Akram, da cidade de Akko, no norte, disse que começou a maximizar os anéis. A tela de alguns anéis, incluindo o dele, pode chegar a 99.999 antes de zerar automaticamente. Agora, toda vez que ele atinge 99.999, ele coloca uma fita sobre o botão de reset para que seu registro permaneça intacto. Em seguida, ele coloca o anel em uma caixa para mantê-lo seguro. Ele já coletou 30 deles.

Ele instruiu sua família a colocar todos os anéis em seu pescoço quando ele morrer – a prova digital definitiva de quanto ele louvou a Deus em vida.

“Com as contas de oração regulares, você pode fazer isso 100 vezes, mas que prova existe de que você fez isso 100 vezes? Não há “, disse ele. Ele gesticulou para uma caixa de anéis de oração que se parecia muito com o que ele guardava. “Isso é para sempre.”



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 − um =